ASSTBM 76 anos – O maior legado foram as pessoas

133

NOSSA HISTÓRIA

Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM, a mais antiga entidade de Classe que representa a Brigada Militar e os Bombeiros Militares. Estamos entre as Cinco maiores do País em patrimônio, UMA GRANDE ENTIDADE, com mais de cinco mil associados, congregando de Soldado a Coronel. Possuímos sede própria, arena Society, cancha de bocha, piscinas, galpão crioulo, hotel de trânsito e sedes regionais nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Livramento, Vacaria, Cruz Alta, Caxias do Sul, Pelotas, Lavras do Sul, Três Passos e São Luiz Gonzaga, contando ainda com a Colônia de Férias no município de Cidreira.

Foi fundada em 5 de janeiro de 1946, por iniciativa elogiávelno então Quartel do 1º Batalhão de Caçadores da Brigada Militar, por três Subtenentes e vinte e dois Sargentos do 1º BC, com a designação de Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar. Tendo o sonho tornado-se realidade. No mesmo ano foram eleitos os membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

O primeiro Presidente foi o Subtenente Antonino Antônio Alves, declarado Conselheiro Nato do Conselho Deliberativo, hoje já falecido, mas em 14.12.2001, em homenagem a sua memória, foi criado o Troféu Antonino Antônio Alves, concedido a associados, colaboradores e entidades por ocasião do aniversário da Associação.

Na década de 50, já com sua sede central e com um número expressivo de associados, a Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral passou a denominar-se Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar – CSSBM, novamente reorganizada em 1º de agosto de 1989, quando se transformou na primeira e mais antiga associação de classe dos servidores militares do estado, denominando-se Associação dos Subtenentes e Sargentos da BM – ASSBM.

Atualmente somos registrados e declarada de utilidade pública estadual e municipal, respectivamente pelo decreto-lei nº 1130/46, lei 2.064/60–POA e lei 028/89-Cidreira, tendo como patrono o insigne Coronel José Rodrigues Sobral e nosso título de presidente de honra da associação é privativo do MD. Comandante Geral da Brigada Militar.

Nossa finalidade estatutária é proporcionar aos Associados, familiares e amigos um convívio social sadio e prazeroso, por todos os meios disponíveis ao nosso alcance, bem como defender os interesses dos Associados em qualquer circunstância da vida e pugnar pelos direitos e vantagens dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares.

Esta é a pequena, mas honrada história da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares, nos seus 76 anos de existência na prestação de serviços em prol da classe dos Policiais Militares e Bombeiros Militares.

PENSANDO O FUTURO

A ASSTBM foi construída a muitas mãos, com o esmero e dedicação daqueles que nos antecederam, cabendo a nós, que hoje transitoriamente conduzimos esta honrada entidade, manter o legado e avançar nas conquistas, tanto social como classista, no compromisso de entregar às gerações futuras uma entidade cada vez maior, mais representativa e integrada aos interesses da família Brigadiana.

“Seja nosso associado, nossas portas estão abertas a todos os servidores militares e seus familiares que queiram fazer parte desta história.

Aparício Costa  Santellano – Presidente Estadual

“ Pelo poder da vontade, não pela vontade do poder”