MEDALHA DO PAJADOR É ENTREGUE AO PIQUETE PONTEIROS DO RIO GRANDE

68

No último domingo, 30 de janeiro, para marcar o Dia do Pajador Gaúcho e também celebrar os 98 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun, ocorreu a entrega da Medalha do Pajador ao Piquete Ponteiros do Rio Grande, da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM). A homenagem é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com o apoio do Conselho Municipal de Cultura.

A entrega da homenagem ocorreu ao ar livre, na Praça Jayme Caetano Braun, respeitando os protocolos sanitários a fim de evitar a disseminação da COVID-19. Entre os presentes na solenidade, o presidente do COMTUR, Carlos Sidney Ferreira; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; a representante da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição Gaúcha, a vereadora Rose Grings; a chefe do Setor de Cultura, Celena Cunha; e a imprensa local. Devido à pandemia, as tradicionais apresentações artísticas em homenagem a data foram canceladas.  

A honraria foi entregue ao patrão do Piquete Ponteiros do Rio Grande, João Luiz de Oliveira Morais – acompanhado da esposa, Eloina Morais – pelo escultor Vinicius Ribeiro, o qual confeccionou e patrocinou a medalha. Na ocasião, a secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli, ressaltou o apoio do piquete nas atividades culturais desenvolvidas no município, entre elas, a Festa do Arroz Carreteiro.

O patrão da entidade tradicionalista agradeceu a homenagem. “É uma honra representar o meu piquete nesse dia, a ASSTBM e agradeço a iniciativa do pessoal. Também agradeço ao Vinicius por confeccionar essa medalha e espontaneamente ter essa iniciativa. Agradeço a todos mais uma vez em nome da associação. Ressalto que se não fossem os meus colegas, a nossa diretoria, eu não estaria aqui recebendo essa medalha, cada um teve a sua parcela de contribuição. Sempre procuramos participar dos eventos, abraçar essa causa. Como falaram aqui, temos que deixar um legado para os nossos filhos, nossos netos”, destacou.

A Medalha do Pajador é uma homenagem do Executivo Municipal e do COMTUR às entidades que trabalham na preservação da obra de Jayme Caetano Braun e na divulgação da cultura gaúcha. A medalha é tradicionalmente entregue no dia 30 de janeiro, para marcar o aniversário do grande poeta e celebrar o “Dia do Pajador Gaúcho”.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga

A Asstbm agradece a homenagem.