ASSTBM participa do XXIII Fórum de Entidades Representativas em Recife-PE

85
2º Vice-presidente Daltro e Presidente Santellano

A diretoria da ASSTBM, representada pelo Presidente, Aparício Santellano e 2º Vice-presidente Daltro Duarte, participaram do XXIII Fórum Nacional das Entidades Militares Estaduais, realizado pela Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS) e a Associação Nacional Das Entidades Representativas dos Militares Estaduais e Pensionistas (ANERMB), no Recife.

A ANERBM une e representa militares estaduais de norte a sul do Brasil, ou seja, mais de 200 mil Policiais e Bombeiros Militares, ativos, inativos e pensionistas.

O Fórum que iniciou na quarta-feira (27) e seguiu até esta sexta-feira (29), reúnindo entidades de 25 estados e do distrito federal, que debateram os desafios e perspectivas de futuro do profissional de Segurança Pública Ostensiva. O evento teve início com as comemorações dos 27 anos de fundação da ANERMB, hoje presidida pelo sargento Leonel Lucas, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Uma dos temas debatidos foi o Projeto de Lei 4363/01, do Poder Executivo, que cria a Lei Orgânica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com normas gerais de organização do efetivo e de material bélico, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros que está prestes a ser votado no congresso.

Sobre o Fórum

O encontro acontece 3 vezes ao ano, e a cidade do Recife foi escolhida para sediar essa edição. Estão presentes representantes de Associações Militares de todo Brasil para debater os desafios e perspectivas de futuro do profissional de Segurança Pública Ostensiva.

As palestras foram ministradas com o objetivo de atualizar e orientar os Militares sobre desgastes emocionais, investimentos em previdência, legislação, inovações e valorização profissional. Dentre os temas abordados, os principais são: “Representatividade Política da categoria”, SGT Raul-PE, “Saúde Mental”, SGT Florêncio Psicanalista, “Projeto para os Bombeiros Militares”, CMT Geral CBM – AL/Vice-presidente da Liga Bom, CEL André Alessandro Madeiro de Oliveira – AL, “Policiamento Ostensivo vs Excludente de ilicitude – Fragilidade dos Policiais Militares no Conflito Diário”, Dr. Eduardo Morais – PE, “Mudanças previstas no Código Penal Militar”, Presidente do TJM/RS, Des. Amilcar Fagundes, e “Interdependência dos processos disciplinares e criminosos no âmbito militar”, Dr. Jetro Ferreira Junior -PE

A ASSTBM, juntamente com a AOFERGS sediarão este evento nos dias 14,15 e 16 de setembro de 2022 em porto Alegre, ambas as entidades estiveram presentes no evento.