Detran vai habilitar policiais militares para aplicação de provas da CNH 

332

Objetivo do órgão de dar vazão às filas de espera, reduzindo o tempo de espera para os agendamentos

Em meados do ano passado, o Estado chegou a ter 95 mil pessoas em filas de espera

Por REDACAO PORTAL GAZ

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) publicou uma portaria regulamentando o uso de policiais militares para aplicação de provas práticas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, os profissionais poderão aplicar as provas práticas na população em geral. O documento oficial foi publicado nessa terça-feira, 11.

A medida vale para brigadianos que fazem parte do Centro de Formação de Condutores da Brigada Militar e estabelece a formação excepcional e temporária de Comissões Examinadoras de Trânsito volantes. O objetivo do órgão é dar vazão às filas de espera, reduzindo o tempo de espera para os agendamentos.

Como vai funcionar

Cada comissão deve ter no mínimo três militares. Os servidores irão trabalhar pelo menos dois turnos de quatro horas, fechando oito horas por semana para ter direito à Gratificação de Examinador (GRAEx). O benefício é concedido enquanto o PM exercer a função. Cada um deve atender 20 candidatos por turno.

O efetivo deve ser avisado sobre as datas dos testes de rua com dez dias de antecedência para que possam conciliar as atividades à rotina de trabalho. Os locais de aplicação da prova serão definidos pelo Detran gaúcho.