ASSTBM participa da solenidade alusiva aos 183 anos da Brigada Militar

232

Em solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira(18/11) na Academia de Policia Militar, foi realizada a tradicional entrega de medalhas e homenagens aos homens e mulheres que carregam o legado de feitos históricos da instituição.

A ASSTBM foi representada pelo Diretor de Assuntos Políticos, Ricardo Agra, que juntamente com a direção da ABAMF ( Presidente José Clemente e Vice- Presidente Jairo Rosa) representaram as entidades de classe de nível médio da corporação.

Ricardo Agra – Coronel Mohr – José Clemente – Jairo Rosa

MATÉRIA ALUSIVA DA BRIGADA MILITAR

POR SOLDADO ADRIÉLY ESCOUTO

O sol estava tímido no campo de futebol do Estádio General Cipriano. Parece que se escondeu entre as nuvens para que a estrela do dia pudesse brilhar mais. Na manhã desta quarta-feira (18), a protagonista era a Brigada Militar que celebrou seu aniversário numa solenidade em comemoração aos seus 183 anos na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

Durante a solenidade foram entregues medalhas a militares e civis que contribuíram com o desenvolvimento da Instituição. O comando da Brigada Militar destacou inclusive o grande esforço relizado por oficiais e praças do quadro de saúde ou operacional que se destacaram neste ano no enfrentamento dos efeitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

 Com uma missa em Ação de Graças foram homenageados os três policiais militares que tombaram no ano de 2019 em cumprimento do dever: Marciele Renata dos Santos Alves, Liliane Silveira Quintana e Tiago da Costa Ramos.

Com o sentimento de pesar por quem perdeu sua vida atuando diretamente contra o crime, o Governador Eduardo Leite iniciou sua fala invertendo o protocolo e homenageando em primeiro lugar o Soldado Ben-hur de Oliveira Rodrigues, Senhora Elisete (esposa do Soldado Marcelo de Fraga Feijó) e Senhora Camila (esposa do Soldado Rodrigo da Silva Seixas).

O trio recebeu a Estrela de Reconhecimento em grau Ouro que foi instituída, a partir de 1987, para distinguir Policiais Militares que no exercício da atividade de policiamento tenham sofrido ferimentos ou perdido a vida.

 O Soldado Ben-hur  recebeu a honraria pois, quando servindo ao 25º Batalhão de Polícia Militar, entrou em confronto com autores de um roubo de veículo e foi atingido. Ainda assim, feriu os criminosos e efetuou as suas prisões, tendo recuperado todos os pertences da vítima e o veículo roubado.

 As esposas de Feijó e Seixas representaram seus esposos no recebimento da estrela pois, ambos, foram mortos durante serviço. Cumprindo assim o juramento de quando entraram na Instituição: “mesmo com o risco da própria vida”.

Para o Governador, esta foi a razão pela qual iniciou sua fala de celebração do aniversário da BM: “Homenagear os 183 anos que são feitos por pessoas. Pessoas que se dedicam e colocam sua vida em risco protegendo nossa sociedade, por isso são os primeiros a serem lembrados e têm o nosso agradecimento.”, destacou Eduardo Leite, que ainda parabenizou a Corporação e destacou o trabalho que vem construindo para conseguir melhorias para a BM.

Quem também teve seu discurso focado nas pessoas que fazem a Instituição acontecer foi o Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior: “Desejar a BM vida longa, e desejar especialmente aqueles que fazem a BM, homens e mulheres vida longa e um bom trabalho a todos. Não tenho duvidas que comemoraremos muitos anos ainda o aniversário da nossa brigada.”, o Vice-Governador finalizou  sua fala destacando que a Corporação é um motivo de orgulho para o povo gaúcho.

Para o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Mohr Picon, o dia 18 de novembro é um dia comemorado com muito orgulho por todos os brigadianos da ativa e da reserva e a data demonstra a longevidade e importância que a Instituição tem para o povo gaúcho.

“Foi um ano realmente atípico que necessitou todos os valores que a BM prega na sua formação e, sobretudo a coragem dos policiais militares lá na ponta que nunca deixaram de trabalhar e se empenhar pela população”, concluiu Coronel Mohr, pontuando ainda os números históricos de redução da criminalidade que são respostas do forte enfrenteamento que a aniversariante empenha contra o crime juntamente com as vinculadas e outros órgãos de segurança.

Afinal, a Brigada Militar nada mais é que isso, homens e mulheres que juntos, durante 183 anos, trabalharam e trabalham com força e honra, cotidianamente para além de proteger a sociedade gaúcha, perpetuar o nome da Instituição.

Além dos militares estaduais quem escreve esta história também é o povo gaúcho, que abraça, defende e contribui com cada ação de Campanha Solidária desenvolvidas seja doando sangue, mechas de cabelo, agasalhos, brinquedos e alimentos. E principalmente, doando um pouco de si para que juntos, todos possamos construir um futuro baluarte, gigante e viril assim como foi no passado de lutas.

Fotos: Sd Robson Alves