1ª Ata ASSTBM

1° ATA DA ASSTBM

ATA PREPARATÓRIA

Aos cinco dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e quarenta e seis, no Quartel do Primeiro Batalhão de Caçadores da Brigada Militar, em Porto Alegre, reuniram-se três Subtenentes e vinte e dois Sargentos desta Unidade, em sessão presidida pelo Subtenente Djalma Marchand e por mim, Moab Cadas, secretariada.

Dando início aos trabalhos, o Sr. Presidente, em síntese explanou da finalidade do conclave que era a fundação da sociedade dos Subtenentes e Sargentos do 1° B.C., que, de algum tempo vinha sendo cogitada entre os inferiores do Batalhão.

Em procedimento o Sr. Presidente determinou-me que se fizesse a leitura do expediente, que constou de um cartão postal, comunicando o enlace matrimonial do Sgt. Cristóvão Miranda; outro da Soc. dos Sargentos do 3° B.C. e ainda um dos Sargentos do 1° R.C., ambos enviando cumprimentos pela entrada do Novo Ano.

Em seguida, foi lido um projeto dos Estatutos, elaborado pelo 2° Sgt. José Cavali, que submetido à apreciaçãoda Assembléia foi aprovado por unanimidade e, conseqüentemente, foi declarada fundada a “Sociedade dos Subtenentes e Sargentos do Primeiro Batalhão de Caçadores”.
Procedendo a eleição do Presidente e Vice-Presidente, de conformidade com os Estatutos, já em vigor, verificou-se os seguintes resultados:

Para Presidente:
Subten. Antonio Antonio Alves, 18 votos
2° Sgt. José Cavali, 3 votos
1° Sgt. Antônio de Lima Beresford, 1 voto
1° Sgt. Júlio Virgílio da Silva, 2 votos

Para Vice Presidente:
1° Sgt. Júlio Virgílio da Silva, 12 votos
1° Sgt. Antônio de Lima Beresford, 5 voto
2° Sgt. José Cavali, 3 votos
3° Sgt. Oswaldo Wailer, 2 votos
Sgt. Vitor Hugo C. Pujol, 1 voto
1° Sgt. Dirceu F. Sampaio, 1 voto

Procedida a apuração dos votos, o Sr. Presidente da sessão declarou eleitos, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, os Subten. Antonio Antonio Alves e 1° Sgt. Júlio Virgílio da Silva, por maioria de votos.

E, como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra, o Sr. Presidente da sessão, congratulando-se com os resultados obtidos na eleição, convocou nova reunião, em caráter solene, para próximo dia 7 corrente, às 14 horas, à rua Veiga n° 86, residência do Subten. Antonio Antonio Alves, a fim de ser empossado, pelo 3° Sgt. Wailer, o Presidente eleito e este os demais membros da Diretoria.
Nada mais tendo sido tratado, o Sr. Presidente deu por encerrada a sessão, do que, para constar, lavrou-se a presente ata por mim, Moab Caldas, 2° Sgt, Assinada.

Sala das sessões, aos cinco dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e quarenta e seis.