Histórico

HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO DOS SARGENTOS SUBTENENTES E TENENTES DA BRIGADA MILITAR  E BOMBEIROS MILITARES

A Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, por iniciativa elogiável foi fundada em, 05 de janeiro de 1946, no então Quartel do 1º Batalhão de Caçadores da Brigada Militar, por três Subtenentes e vinte e dois Sargentos do 1º BC, com a designação de   “Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar”. Tendo o sonho se tornado realidade, no mesmo ano foram eleitos os membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

O primeiro Presidente foi o Subtenente Antonino Antônio Alves, declarado Conselheiro Nato do Conselho Deliberativo, hoje já falecido, mas em 14.12.2001 em homenagem a sua memória foi criado o “Troféu Antonino Antônio Alves”, concedido a associados, colaboradores e entidades  por ocasião do aniversario da Associação.

Na década de 50, já com sua sede central e com um número expressivo de associados, a Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral passou-se à denominação de “Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, CSSBM”, reorganizada em 1º de agosto de 1989, quando se transformou na primeira e a mais antiga associação de classe dos servidores militares do estado, denominando-se “Associação dos Subtenentes e Sargentos da BM, ASSBM”.

Também no ano de 1989, foi eleito o primeiro Presidente da Diretoria Executiva Estadual, através de eleição direta dos associados no RS. Em 09 de novembro de 2001, em razão da Assembléia Geral, passou-se a denominação de “Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar”, ASSTBM, sob o nº. 46196, folha 84F do livro A/46, conforme nº. de ordem 1399734 de 16 de abril de 2004 do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Alegre; Por fim 25 de Abril 2015, por ocasião de AGR, passou-se a denominar-se de Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros, sob o nº 90849, no livro A-182, fls. 186, do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Alegre;

Atualmente somos uma grande entidade, com mais de quatro mil associados, com sede própria, quadras de esporte, bocha, piscinas, galpão crioulo, com sedes regionais nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Livramento, Vacaria, Cruz Alta, Caxias do Sul, Pelotas, Lavras do Sul, Rio Pardo, Três Passos e São Luiz Gonzaga e a Colônia de Férias no município de Cidreira.

Registramos ainda, que é declarada de utilidade publica estadual e municipal respectivamente pelo decreto-lei nº 1130/46, lei 2.064/60–POA e lei 028/89-Cidreira, tendo como patrono o insigne Coronel José Rodrigues Sobral e nosso titulo de presidente de honra da Associação é privativo do MD. Comandante Geral da Brigada Militar.

Nossa finalidade estatutária é proporcionar aos Associados, familiares e amigos um convívio social sadio e prazeroso, por todos os meios disponíveis ao nosso alcance, bem como Defender os interesses dos Associado em qualquer circunstância da vida e  pugnar pelos direitos e vantagens dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares.

Esta é a pequena, mas honrada história da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, nos seus 76 anos de existência na prestação de serviços em prol da classe em geral e da Brigada Militar e Bombeiros Militares.

“Pelo Poder da Vontade, Não Pela Vontade do Poder”

 ADM – 2001/2024