Histórico

HISTÓRICO ASSTBM

Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM, por iniciativa elogiável foi fundada em 5 de janeiro de 1946, no então Quartel do 1º Batalhão de Caçadores da Brigada Militar, por três Subtenentes e vinte e dois Sargentos do 1º BC, com a designação de Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar. Tendo o sonho tornado-se realidade, no mesmo ano foram eleitos os membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

O primeiro Presidente foi o Subtenente Antonino Antônio Alves, declarado Conselheiro Nato do Conselho Deliberativo, hoje já falecido, mas em 14.12.2001, em homenagem a sua memória, foi criado o Troféu Antonino Antônio Alves, concedido a associados, colaboradores e entidades por ocasião do aniversário da Associação.

Na década de 50, já com sua sede central e com um número expressivo de associados, a Sociedade Coronel José Rodrigues Sobral passou a denominar-se Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar – CSSBM, novamente reorganizada em 1º de agosto de 1989, quando se transformou na primeira e mais antiga associação de classe dos servidores militares do estado, denominando-se Associação dos Subtenentes e Sargentos da BM – ASSBM.

Também no ano de 1989 foi eleito o primeiro Presidente da Diretoria Executiva Estadual, através de eleição direta dos associados no RS. Por fim, em 9 de novembro de 2001, em razão da Assembléia Geral, passou-se a denominação de Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM,que permanece até hoje.

Atualmente somos uma grande entidade, com mais de cinco mil associados, com sede própria, arena de esporte, bocha, piscinas, galpão crioulo, hotel de trânsito, com sedes regionais nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Livramento, Vacaria, Cruz Alta, Caxias do Sul, Pelotas, Lavras do Sul, Três Passos e São Luiz Gonzaga, contando ainda com a Colônia de Férias no município de Cidreira.

Registramos ainda, que é declarada de utilidade pública estadual e municipal respectivamente pelo decreto-lei nº 1130/46, lei 2.064/60–POA e lei 028/89-Cidreira, tendo como patrono o insigne Coronel José Rodrigues Sobral e nosso título de presidente de honra da associação é privativo do MD. Comandante Geral da Brigada Militar.

Nossa finalidade estatutária é proporcionar aos Associados, familiares e amigos um convívio social sadio e prazeroso, por todos os meios disponíveis ao nosso alcance, bem como defender os interesses dos Associados em qualquer circunstância da vida e pugnar pelos direitos e vantagens dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar.

Esta é a pequena, mas honrada história da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, nos seus 72 anos de existência na prestação de serviços em prol da classe e da BM.

 

Aparício Costa Santellano
Presidente Estadual da ASSTBM

“Pelo Poder da Vontade, Não Pela Vontade do Poder”
ADM – 2001/2018