Brigada Militar inaugura ampliação do pronto-atendimento 24h no HBMPA

573

O Hospital da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre inaugurou a ampliação do setor de pronto-atendimento. As obras levaram aproximadamente seis meses e custaram R$ 650 mil, com recursos doados por um empresário. A cerimônia de entrega das obras de ampliação aconteceu na tarde desta segunda-feira (02/08), no HBM. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

O HBM já possuía um pronto-atendimento clínico 24 horas com 220m², com um consultório médico, uma sala de procedimentos e uma sala de espera. Com a conclusão das obras de ampliação, o espaço ganhou mais 410m², totalizando uma área de 630 m². Agora, os pacientes que necessitam de atendimento, terão acesso à três consultórios novos, uma sala de triagem e uma sala de procedimentos de traumatologia. Além de militares estaduais e seus familiares, o HBM atende servidores públicos usuários do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS).

O governador Eduardo Leite salientou que os investimentos empenhados no HBM são reconhecimentos à qualidade e o empenho dos servidores do hospital. “Esse hospital está recebendo esses investimentos; tanto pelo lado do poder público, com a aquisição da plataforma robótica que servirá as cirurgias com o que tem de mais moderno para a saúde, quanto com os recursos doados para a ampliação do pronto-atendimento; pois sabemos que se encontram nesse hospital profissionais dedicados e qualificados, que atendem aos nossos servidores públicos para preservação da saúde”, disse Leite. 

As obras levaram aproximadamente seis meses e custaram R$ 650 mil, com recursos doados pelo empresário Sidney Oliveira. O benfeitor é proprietário de uma rede de farmácias que atua em todo território nacional.

O vice-governador, delegado Ranolfo, relembrou o empenho das equipes do HBM desde o início da pandemia e de todos os avanços que o hospital tem conquistado para prestar um atendimento de ponta aos pacientes. “A qualidade dos equipamentos instalados para o enfrentamento a pandemia, a aquisição da plataforma de cirurgia robótica e, agora, a ampliação do pronto-atendimento demonstram o trabalho qualificado que um hospital como o HBM oferece ao público. E não paramos por aqui, esses são apenas exemplos de como queremos oferecer todos os serviços à população”, enfatizou Ranolfo. 

O HBM é um espaço dedicado aos cuidados da saúde que já atende aos policiais militares e demais servidores do RS há mais de 50 anos. É um hospital geral de médio porte, construído com recursos do Estado e o empenho dos próprios militares. O HBM possui aproximadamente 110 leitos, sendo 20 de tratamento intensivo, internação psiquiátrica e clínica, além de um centro clínico com 20 consultórios para atendimento às mais diversas especialidades. Além disso, o hospital tem um bloco cirúrgico com duas salas cirúrgicas equipadas para atender aos servidores do RS.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, pontuou a importância da integração entre a corporação e a sociedade para conquistar novos avanços. “Essa inauguração de hoje é a materialização de um sonho, um sonho que foi possível graças ao empenho de várias forças. Deixo aqui o meus parabéns ao tenente-coronel Zílio e sua equipe pelo empenho e dedicação nessa jornada, e meu profundo agradecimento ao senhor Sidney Oliveira pelo investimento nos avanços da saúde do HBM”, disse o comandante. 

O diretor do HBM, tenente-coronel Arthur Arregui Zílio enfatizou que o novo espaço de pronto-atendimento do hospital é um legado para militares e servidores do Estado. “Esta é uma grande entrega do nosso sistema de saúde e contempla nosso plano de ação criado ainda em 2012. Inovação crescimento e aporte de tecnologia sempre vêm acompanhadas de humanização e cuidado. Este legado pertence aos militares, aos servidores e a todos os usuários do IPE. A pandemia está passando. Sofremos muito, perdemos muitos, mas seguimos de pé. Quero dizer a todos os servidores do HBM, que este comandante que vos fala tem muito orgulho de todos os senhores e senhoras”, disse o tenente-coronel Zílio. 

Além da cerimônia de inauguração, aproximadamente 20 pacientes curados da Covid-19 foram homenageados, representando todo o trabalho dos servidores do HBM desde o começo da pandemia para a recuperação dos pacientes acometidos pela doença. A servidora civil, Rosa Amália Beltrame, também recebeu o reconhecimento da corporação pelos mais de 40 anos dedicados ao HBM, sendo lembrada por todos pelo carinho e comprometimento com que presta os serviços. Assim como, neste momento também foram agraciados com a comenda do Hospital da Brigada Militar a Maj Médica Claudia Ferrão Vargas, a Maj Enfermeira Veronica da Silva Fernandes, o Reitor da PUCRS Irmão Evilázio Teixeira e o Ex-Capitão da Seleção Brasileira de Futebol Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga) que mobilizou o apoio para as doações ao hospital.

A Asstbm participou da cerimonia com a presença do Presidente Aparício costa Santellano e do diretor Ricardo Mauro Agra.

 

 

Fonte: Comunicação da Brigada Militar