Violência aumenta no RS e a Polícia enfrenta uma luta desigual.

784

Nota ASSTBM

Nossa Brigada Militar está trabalhando muito, os números mostram a quantidade de ações e prisões realizadas nos últimos meses. Mas essa batalha está ficando desigual, o outro lado, o da criminalidade sabe que está lindando com uma tropa desvalorizada, com seus salários sendo corroídos pela inflação e sem qualquer sinalização de reposição, somado a isso cada vez mais direitos retirados ou achaques como na previdência e na saúde.

Nossos heróis estão combatendo na moral, mas até onde vai resistir essa moral? Quando os problemas financeiros e de falta de valorização forem maiores que o inimigo à enfrentar na rua.

Reportagem ZH

Porto Alegre é a capital mais violenta das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, diz levantamento

Taxa de mortes violentas intencionais aumentou 24,8% em comparação a 2021. As duas únicas capitais no resto do país que superam Porto Alegre são Cuiabá e Palmas.

Porto Alegre é a capital da Região Sul com o maior aumento nos registros de mortes violentas intencionais, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. A cidade também é a terceira capital com mais mortes desse tipo considerando o período de 2022.

Foram 400 mortes, entre homicídios, latrocínios, feminicídios e outros. O número indica uma alta de 24,8% em relação ao ano de 2021, quando foram assassinadas 322 pessoas em Porto Alegre. 

Crime também tem alta

Rio Grande do Sul também teve alta nos crimes intencionais contra a vida em 2022: foram 2.154 pessoas assassinadas, contra 2.073 no ano anterior.

Considerando anos anteriores, o RS vai na contramão do país, que reduziu em 14,9% as mortes desde 2013. Na comparação dos dois períodos, o estado teve alta de 5,4%. Veja os dados por ano abaixo.

Duas cidades entre as 50 mais violentas

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Sul tem dois municípios entre as 50 cidades mais violentas do país. Rio Grande, no Sul do estado, aparece na 24ª posição e Alvorada, na Região Metropolitana, é o 41º.

O Paraná tem três municípios na lista. Não há registro de cidades de Santa Catarina.

O levantamento considera a taxa de mortes violentas intencionais entre populações acima de 100 mil habitantes.