Secretário de Segurança confirma adesão do RS a programa de qualificação do Ministério da Justiça

2033

Sandro Caron assinou ofício manifestando interesse do Estado em aderir ao projeto Bolsa-Formação

Foto: Ricardo Giusti / CP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) manifestando interesse do Estado em aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O documento, assinado pelo secretário Sandro Caron, foi enviado nessa quarta-feira (18/10) para o MJSP. O prazo para manifestação de interesse ao programa expira hoje (19/10), após ter sido prorrogado a pedido dos estados e municípios.

O termo referente ao programa prevê cooperação entre a União e os entes federados na realização das ações para a implementação do Pronasci 2, cujos recursos provêm de fundos nacionais. O prazo de vigência é de cinco anos, prorrogáveis mediante termo aditivo. Um dos projetos do Pronasci 2 é o bolsa-formação, que visa à qualificação profissional dos servidores da segurança em todo o país. A estratégia prevê o pagamento de bolsas, no valor mensal de R$ 900, durante o curso.

Com a manifestação de interesse do Estado em aderir ao programa, a SSP reitera o compromisso de atuar pelo fortalecimento da segurança dos gaúchos em parceria com a União. Na semana passada, o Rio Grande do Sul já havia aderido à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal (PF) para ampliar o combate ao crime organizado em solo gaúcho.