Efeito PEC 300? "Exército ocupa cidade do Entorno do DF para treinamento de tropas."

38
Veículo blinadado do Exército circula pelas ruas de Santo Antônio do Descoberto (Foto: Wilson Dias/Abr)

Operação Planalto reúne 600 militares com equipamentos pesados. Soldados treinam para atuar como polícia e também fazem ações sociais.

O  Exército iniciou nesta terça (9), na cidade de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, uma operação de treinamento anual da Operação Planalto. Cerca de  600 militares ocuparam as ruas da cidade, com carros blindados de combate, jipes, caminhões, cavalos e com veículos blindados Urutus.

O objetivo da ação é treinar os soldados para operações de garantia de ordem, em situações previstas pela Constituição, quando o Exército atua com poder de polícia. Eles estão atuando junto com as polícias civil e militar. A operação vai até a próxima sexta-feira(12).

Na operação desta terça-feira (9) os militares fecharam as entradas e saídas da cidade e atuaram no controle do tráfego de veículos. De acordo com o major César Humberto, que comanda a operação, as principais ocorrências foram referentes a problemas de trânsito, como falta de documentos de carros e motoristas. Uma pessoa foi detida por dirigir embriagada.

Os militares estão  promovendo também algumas ações sociais na cidade, como orientação médica e odontológica à comunidade, além de  palestras sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro.