Dia do Policial e Formatura do Curso de Sargentos marcam as comemorações nesta quinta

66

Na quinta-feira, 21 de abril, é comemorado o Dia do Policial, data em que é lembrado Tiradentes, o patrono das polícias militares e civis do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier espelha a conduta e os ideais da Brigada Militar por ter sido um dos revolucionários que se opunham ao domínio português na época do Brasil colônia, e que lutou por justiça, educação para o povo e liberdade.

No dia de sua morte, 21 de abril, a Brigada Militar irá realizar, em todo Estado, uma série de atividades que homenageiam o mártir pelo exemplo deixado a todos os policiais. Os principais eventos serão as formaturas de 562 alunos do Curso Técnico em Segurança Pública, o CSTP, que habilita os alunos, soldados e terceiros sargentos de polícia ostensiva e de bombeiros, à promoção a 2º sargento.

O curso, coordenado pelo Departamento de Ensino da corporação, foi desenvolvido em turno integral e dedicação exclusiva, completando 945 horas/aula de instrução, desde 27 de setembro de 2010 até a data da formatura. Incluiu disciplinas teóricas e práticas de polícia ostensiva e de bombeiros, dentre as quais: Legislação Aplicada à Função; Direitos Humanos; Administração de Recursos Humanos, Patrimoniais e Financeiros; Prevenção às drogas e à violência; Defesa Pessoal; Sociologia da Violência e Segurança Pública; Proteção Armada; Prevenção de Incêndio; Atendimento Pré-Hospitalar; Defesa Civil e outras de caráter técnico e sociológico.

O curso propiciou 70% das vagas por antiguidade e os 30% restantes foram disputadas entre soldados e 3º sargentos em um processo seletivo. Os alunos realizaram a formação nas escolas subordinadas ao Departamento de Ensino, conforme informações abaixo:

Porto Alegre
Escola de Bombeiros da Brigada Militar (ESBO) – a formatura dos alunos bombeiros acontece a partir das 9h30, no Estádio General Cipriano, junto ao complexo do Departamento de Ensino da BM, (avenida Aparício Borges, 2001, bairro Partenon, Porto Alegre). São 69 formandos, e o melhor colocado do curso realizado na ESBO é o aluno-sargento Luciano Franco Fernandes.

À frente da turma, formada exclusivamente por homens, está o comandante da Escola, major Ricardo Ribeiro Gonzalez. Mais de 40% dos formandos (30 bombeiros) têm entre 40 e 44 anos. Além das disciplinas comuns aos alunos de polícia ostensiva, os bombeiros tiveram disciplinas específicas como Segurança no Trabalho de Bombeiro, Tática de Combate a Incêndio, Busca, Salvamento e Resgate em Altura, Atendimento a ocorrências com produtos perigosos, entre outras matérias.

Montenegro
Escola Técnica de Polícia Militar de Montenegro (ETPM/Mn) – são 150 formandos, e a cerimônia ocorre a partir das 15h, na Estação Cultura de Montenegro. O comandante da ETPM é o major Ronaldo Buss e, nesta escola, a média de idade dos formandos é de 43 anos, sendo que também concluem o curso 12 policiais femininas. O formando com melhor média é o sargento Adriano Rocha do Evangelho, que também é o primeiro colocado dentre todas as escolas e, por esse mérito, receberá do Comandante-geral e do Governador do Estado, na solenidade em Porto Alegre, a medalha Coronel Massot, destinada ao primeiro colocado no CTSP.

Santa Maria
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) – o evento que marca a conclusão de curso na EsFAS terá início às 17h, na Guarnição da Brigada Militar da cidade. São 200 formandos, dos quais 24 mulheres e 176 homens, sendo que a média de idade é 43 anos. O comandante da EsFAS é o tenente coronel Worney Dellani Mendonça, e o formando melhor colocado no curso é o soldado Cristiano da Silva Brilhante.

Osório
Escola Técnica de Polícia Militar de Osório (ETPM/Os) – o evento ocorre a partir das 19h no campo do 8º Batalhão de Polícia Militar. São 147 formandos, dos quais cinco mulheres e 142 homens, tendo sido comandados no período do curso pelo major Nilo Rael dos Santos. O primeiro colocado da ETPM Osório é o aluno sargento Sandro Borges Selau.

Durante o curso os alunos desempenharam inúmeras atividades em apoio às unidades próximas do local do curso, bem como participaram da 41ª Operação Golfinho e de diversos eventos nas cidades-sede das escolas. Na solenidade em Porto Alegre, será realizada a entrega de medalhas à diversas autoridades civis e militares, em homenagem ao Dia do Policial.

Texto: Comunicação Social Brigada Militar
Edição: Palácio Piratini

Governo do Estado do Rio Grande do Sul