1º Encontro Internacional de Entidades Nacionais dos Policiais dos Países de Língua Portuguesa

36

O Presidente da Associação de Cabos e Soldados Policiais Militares de Pelotas/RS (ACS JAR) e Sargento da Brigada Militar João Carlos Domingues participou nos dias 16 e 17 deste mês do I Encontro Internacional de Entidades Nacionais dos Policiais, dos Países de Língua Portuguesa, realizado em Brasília/DF, no Kubitschek Plaza Hotel. Além do Brasil, estavam representados os países de Portugal, Moçambique e Cabo Verde. O encontro contou ainda com representantes de diversas entidades de policiais de todo o Brasil.

        O Encontro aprovou a fundação da OIP – Organização Internacional de Entidades Representativas de Policiais de Língua Portuguesa, organismo que tem como papel promover, defender e desenvolver a profissão policial como organismo de polícia democrático, com a função primordial de garantir a segurança, a ordem e a paz pública aos cidadãos. A Organização também tem entre suas atribuições apoiar as entidades membros na melhoria das condições de trabalho e sociais dos policiais. A OIP terá sede em Brasília. Os presentes também elegeram por aclamação o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), Jânio Bosco Gandra para presidir a OPI no triênio 2013-2016 e João Domingues (ACS JAR) como conselheiro fiscal.

O evento foi realizado em Brasília nos dias 16 e 17 de janeiros de 2013. Com a participação de Países como Portugal, Moçambique e Cabo Verde para discutir melhores condições de trabalho dos policiais. O Sargento da Brigada Militar João Domingues acredita que a OIP pode servir como um instrumento para mudar a atitude e o comportamento dos governantes em relação aos policiais, no sentido de que estes possam se organizar e conquistar melhores condições de trabalho e de vida.

Fonte: Giselle do Valle-imprensa COBRAPOL

Postado por Comunicação DEE ASSTBM