SOLENIDADE DE FORMATURA MENSAL DO CANIL DO 1º BOE

454

Na tarde desta terça-feira, dia 19 de agosto de 2014, na sede do Canil Central do 1º BOE, foi realiza SOLENIDADE DE FORMATURA MENSAL DO CANIL CENTRAL DO 1º BOE. Tal transcorreu com os seguintes atos:

– Elogio de Praça destaque do bimestre

3º Sgt Gilberto Janir Dias Teixeira, cinófilo do Canil com 30 anos de SV, foi elogiado pelo CMT do Pelotão, Cap Vinícius.

– Elogio de Cão Policial

O Cão policial de nome ACE, raça Pastor Belga de Malinois, expecialista em faro de explosivos, certificado nacional e internacional pelo SENASP,  que ao longo de dez anos servindo ao canil desempenhou varias missões junto aos seus condutores, tais como  sendo motivo de orgulho ao Pelotão.

– Descarga de Semovente

O mesmo Cão policial ACE DOS CAMPOS DA SERRA, por motivo de idade será posto na aposentadoria, após avaliação de Comissão veterinária, ficando como fiel depositário o Sr Tem RR Roberto de Magalhães, Ex- integrante do Canil Central e o primeiro condutor do cão ainda filhote.

– Homenagem Póstuma ao 3º Sgt Neltair Antonio Leal

– Leitura do histórico do ME

– Nascido em 23AGO69 em Monte Negro RS

– Filho de Ernande Lau Leal e Jandira Martins Leal

– Deixou viúva Sra Denise e filhos Natáira e Airton

—————————————————————————

– Incluiu na BM  em 06 Jul 89

– Em 18 Ago92 apresentou-se no BPChoque oriundo do CSMO.

– Em 29 Jul 96 concluiu o Curso na 3º CIA da Policia do Exercito, de Tratador de Cães de Guerra.

– Em Mar de 98 participou de histórica reintegração de Posse na fazenda Guabiju, Município de Jóia.

– Em Set de 98 participou da Equipe Campeã do Canil Central, representando a BM,no 1º MATC de AGILITY do RS, promovido pelo Kennel Club RS.

– Em Dez de 2002 sagrou-se campeão na prova de Cão Adestrado Básico, com o cão Pastor Alemão ARGOS, por ocasião da 1º Prova Oficial de trabalho interraças do Kannel Clube do RS, cão este que adestrou a mais de sete anos.

– Em Set 2004 participou de reintegração de posse na localidade de Coqueiros do Sul, município de Carazinho e Mai 08 na fazenda Sotal em são Gabriel.

– Em Mar 11o militar veio a falecer em decorrência de problemas graves de saúde.

-Em Mai 2011 foi promovido pos-mortem a graduação de 3º Sgt em Extinção, sendo-lhe conferida a medalha Policial Militar da BM, categoria PRATA.

 

 

 

“……Desta forma, fica o agradecimento ao 3º Sgt NELTAIR, por dar o exemplo aos seus pares, subordinados e ser motivo de orgulho aos Oficiais que outrora o comandaram, pois com 23 anos de serviços prestados a Brigada Militar sempre manteve esforços para continuidade das missões sempre com o mesmo vigor.

Do acima exposto, solicitamos a todos que o conheceram, sempre lembrar o quão digno e honrado foi este pai de família, um grande exemplo para as pessoas de bem, “Um irmão de farda”….”

       O Cmt do BOE e seus familiares descerraram a placa com seu nome, com referencia simbólica a esplanada do Canil Central do 1º BOE, perpetuando assim seus feitos neste Batalhão.

 

 Inauguração da sala de aula do Canil Central

– Em JAN 2013, o prédio atual do canil foi inaugurado, obra que se estendeu por 7 anos, nos quais os heróicos membros do canil dividiam seus materiais em containers, nunca deixando de cumprir suas mais variadas missões, sempre com a moral elevada e a expectativa que em certo momento teriam um quartel digno aos seus serviços prestados, assim foi com alegria e por este entendimento, que a importante Instituição Financeira Cooperativa da BM, SICREDI MIL, foi parceira em ofertar materiais para formação de uma excelente sala de aula ao Canil do 1º BOE. Sendo doado um ar-condicionado SPLIT, 32 cadeiras estofadas e um retroprojetor multimídia. Neste momento não poderíamos deixar de ressaltar o nosso profundo agradecimento ao Sr. Presidente da SICREDI MIL, por esta visão empreendedora e de confiança aos nossos militares.

Prestigiaram o evento as autoridades e convidados:

– Sr.Ten Cel Alexandre Bueno Bortoluzzi Cmt do 1°BOE

– Sr. Ten Cel Rudy da Silva Martins, Presidente da SICREDI MIL

– Sr. Maj Pinheiro Sub Cmt do 1º BOE

– Sr. Maj Mario Augusto Cmt da 1º Cia

– Sr. Maj Douglas Cmt da 3º Cia Especializada

– Demais oficiais e praças do 1º BOE.

– Família do 3º Sgt Neltair Antonio Leal

-Sra. Sandra Marcia Tietz Marques, Médica Veterinária, Pesquisadora da UFRGS

– Equipe da PM5

– Sra Maira Luciane Silva , Gerente SICREDI MIL

Fonte: César Vinícius Boeira Rodrigues-Cap QOEM – Cmt do Canil Central

Fotos: PM5

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

canil08 canil02 canil03 canil04 canil05 canil06 canil07 canil 01