Piratini deve atrasar dívida com a União para pagar funcionalismo

53

17291546Quanto à folha de maio e meses seguintes, a possibilidade é grande de que o governo terá de atrasar o salário

Uma reunião na noite desta quinta-feira (23) entre o governador José Ivo Sartori e demais secretários decidiu que o Piratini vai pagar em dia a folha dos servidores estaduais de abril. Em contrapartida, o governo gaúcho vai atrasar uma parcela da dívida com a União.

Essa é a tendência do anúncio que será feito em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24) pela manhã, segundo fontes ligadas ao Piratini, às quais a Rádio Gaúchateve acesso com exclusividade.

Quanto à folha de pagamento de maio e dos meses seguintes, não há qualquer definição, e a possibilidade é grande de o governo terá de atrasar o salário dos servidores públicos. O problema de atrasar o pagamento da dívida com o governo federal é que o Planalto pode congelar o repassse de recursos e complicar ainda mais a situação financeira do Rio Grande do Sul.

Na noite de quinta-feira (16), Sartori se reuniu com secretários e convidados em uma janta no Palácio Piratini, após a negativa do ministro da Fazenda, Joaquim Levi, dos recursos que ele havia ido buscar em Brasília. Segundo Sartori, a resposta de Levy foi de que é preciso passar pelo ajuste fiscal e, no momento, a União não tem condições de abrir espaço com o fundo de exportações ou a Lei Kandir para ajudar o Estado.

O governador esperava conseguir R$ 200 milhões com a regularização de repasses que estão em atraso.

Rádio Gaúcha