Crescem aposentadorias e números da BM expõem déficit de 44,56% na tropa

48

thumbjjNovas concessões de incentivos para oficiais seguirem na ativa foram suspensas em agosto

O número de pedidos de aposentadorias entre os servidores públicos estaduais da segurança cresceu de forma progressiva desde que o governador José Ivo Sartori assumiu o cargo. De janeiro até agora, mais de mil policiais militares pediram aposentadoria. Somente nesta terça-feira, mais 129 PMs entraram para a reserva, com pedidos publicados no Diário Oficial. Os dados são das entidades da BM e da Polícia Civil.

De acordo com a Associação dos Sargentos, Subtenente e Tenentes da BM e Bombeiros (ASSTBM), a tropa da BM soma 20.542 PMs. O número da própria corporação expõe um déficit de 44,56% em relação ao que é previsto em lei, de 37.050.

A ASSTBM salienta que a tendência é de as aposentadorias aumentarem, com a proibição para a concessão de gratificações de permanência aos servidores. Até então, os que atingiam os requisitos da aposentadoria recebiam incentivo para seguir na ativa, mas em agosto novas concessões foram vedadas pela Secretaria Estadual de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH).

Fonte:Correio do Povo