Pesquisa do MJ revela que quase metade do efetivo policial cogita deixar a profissão

46

26-10-2015.213434_posteOs números da pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça sobre o perfil profissional dos agentes de segurança pública no Brasil apenas confirmam um cenário que o leitor não policial possivelmente ainda não percebeu nas ruas: o efetivo de policiais no país é bem menor do que se pensa.

Explicamos. De acordo com o resultado do levantamento, apenas 55,5% dos entrevistados disseram ter planos para se aposentar na profissão. Já 34,4% afirmaram trocar de emprego assim que surgir uma oportunidade, enquanto que 10,5% responderam estarem em dúvidas a respeito do futuro profissional.

É óbvio que não é uma regra, mas, pela lógica, uma pessoa que pavimenta outros planos na vida tende a se empenhar menos na função que ocupa, principalmente a ‘policial’, que, em fração de segundos, pode jogar qualquer um no banco dos réus, prejudicando – ou até impossibilitando – a aprovação em outros concursos públicos.

Refletindo no plano macro, imagine quase metade do efetivo policial brasileiro pensando em deixar a profissão, ou, no mínimo, cogitando essa possibilidade… É muita gente trabalhando insatisfeita. É muita farda perambulando à toa. É muito distintivo servindo apenas de ‘adereço’.

Repetindo: não se trata de uma regra. Muitos profissionais (policiais ou não) assumem o compromisso até o seu último dia de serviço, independente de planos para o futuro. Mas o resultado da pesquisa não deixa de ser sintomático.

E o resultado está nas ruas.

ParaibaemQAP