Operação Avante da BM reduz roubo a pedestres no Centro de Porto Alegre

89
Dados da Operação Avante no Centro da Capital foram apresentados a comerciantes da região / Foto: Cid Martins
Dados da Operação Avante no Centro da Capital foram apresentados a comerciantes da região / Foto: Cid Martins

Brigada Militar (BM) euniu nesta segunda-feira (6), no Quartel General da corporação, noCentro de Porto Alegre, comerciantes para debater sobre o policiamento na região após o início da Operação Avante. Também foram apresentados dados, de 4 a 30 de maio, e o maior destaque foi para a redução do número de roubos a pedestres.

Redução de 58% nas 15 ruas com maior incidência

Redução de 41% em toda a região do Centro da Capital

De acordo com o comando da BM, o maior objetivo da operação, que conta com mais 60 PMs na região, foi reduzir o número de roubos a pedestres. Em fevereiro, um pedestre era assaltado a cada 47 minutos no bairro. Mas os números em maio diminuíram em relação a abril. Em maio, houve 44 ocorrências e em abril foram 75, uma redução de 58% somente nas 15 ruas onde mais houve roubo a pedestres, entre elas, a Júlio de Castilhos, rua dos Andradas, Voluntários da Pátria, Salgado Filho e Borges de Medeiros. Em todo o Centro, a redução deste delito foi de 41% em maio relativo ao mês de abril.

As prisões aumentaram em 63%. Ao todo, 118 criminosos foram presos e 16 foragidos recapturados. Os comerciantes, que estavam presentes na apresentação dos dados estatísticos da Operação Avante, elogiaram a ação da BM e solicitaram que a ação tenha continuidade.

Vendas aumentam

O presidente do Sindilojas da Capital, Paulo Kruse, destacou que é notória a presença de brigadianos no Centro e essa medida é fundamental para garantir a segurança e o comércio da região. Segundo ele, as vendas aumentaram em 32% no mês de maio em relação ao mês de abril.

“As pessoas passaram a ter a percepção que podem voltar ao Centro, que podem comprar, que podem circular. Os lojistas comentaram aqui, que antes eram assaltados até cinco vezes, mas agora a situação está mudando. Então, a presença ostensiva da Brigada é muito flagrante”, ressalta Kruse.

Operação Avante na Grande Porto Alegre

Em relação à Operação Avante nas principais cidades da Região Metropolitana, em toda a Capital e no eixo de Canoas até Novo Hamburgo, também foram apresentados alguns dados desde o mês de fevereiro deste ano. Houve 1.740 prisões (sendo 116 foragidos), apreensão de 128 quilos de drogas, apreensão de 245 armas e também de 7 mil projéteis.

GAÚCHA