Sem explicar como, Schirmer diz que prioridade da Segurança é criar vagas em presídios

598

SchirmerSecretário esteve reunido nessa manhã com a cúpula da Segurança no RS

O novo titular da pasta da Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, reuniu-se na manhã de hoje com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O objetivo era tomar ciência do cenário problemático da pasta e propor as primeiras medidas.

Conforme Schirmer, as ações vão se concentrar em agilizar e superar burocracias para implementar propostas, o que prevê a contratação de servidores, abrir novas vagas em penitenciárias, mantendo bandidos presos e aumentar o número de PMs nas ruas.

O secretário foi questionado sobre as medidas que serão adotadas para aumentar, imediatamente, as vagas nas penitenciárias. Ele disse que o tema é uma prioridade dentro da pasta, mas não explicou quais medidas serão adotadas.

“Eu ainda estou focado na prefeitura de Santa Maria. Quinta-feira devo assumir. Tão logo assuma, vamos nos debruçar sobre este assunto. Ouvi da superintendente da Susepe que, com criatividade e recursos, é possível ampliar o número de vagas. O governo aumentou, nos últimos dois anos, cerca de 5 mil novas vagas. Isso não corresponde à necessidade, que é muito maior. Este é um assunto muito relevante, afirmou Schirmer, sem detalhar proposições.

O número de vagas abertas recentemente pela Susepe em presídios é inferior a 5 mil. A população carcerária, em contrapartida, apresentou elevação e bateu recorde neste ano, com mais de 34 mil apenados.

Sobre o convite para assumir a pasta, Schirmer disse que o governador convocou um amigo de vários anos ‘de graça’. O secretário ponderou que as mudanças ocorrerão a longo prazo.

“Ele tem consciência da dimensão do desafio. E eu tenho um pouco de loucura de aceitar esse desafio e dedicar o melhor das minhas energias, vigor e experiência para este enfrentamento. Não se muda uma realidade do dia para a noite”, disse.

Nesta tarde, Cezar Schirmer irá a Santa Maria, onde vai cumprir compromissos como prefeito. Ele deve permanecer na região central do Estado até a próxima quarta-feira.

Fonte:Eduardo Paganella / Rádio Guaíba