“Isso aqui não é a casa da mãe Joana”, diz prefeito de Charqueadas sobre centro de triagem para presos

245
Complexo prisional de Charqueadas, que abriga Penitenciária de Alta Segurança, receberá 146 vagas criadas pelo Estado Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Complexo prisional de Charqueadas, que abriga Penitenciária de Alta Segurança, receberá 146 vagas criadas pelo Estado
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Davi Gilmar (PDT) reclama que sequer foi comunicado do projeto do governo, do qual só tomou conhecimento por moradores do município

Por: Renato Dornelles ZERO HORA

O anúncio de instalação de um centro de triagem para presos junto à Penitenciária Modulada de Charqueadas, feito na quinta-feira pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, irritou o prefeito da cidade da Região Carbonífera, Davi Gilmar (PDT).

— Estou surpreso e indignado com o desrespeito do governo com a nossa cidade. Sempre fomos parceiros do Estado: Charqueadas aprendeu a conviver com presídios, mas isso aqui não é a casa da “mãe Joana” — disse.

O prefeito reclama que sequer foi comunicado do projeto do governo, do qual só tomou conhecimento por moradores do município, que o questionaram a respeito.

— Se o governo não der um passo para trás e não nos ouvir, usaremos todos os meios legais e de pressão para impedir a construção do centro de triagem. Se for preciso fechar as estradas, fecharemos. Protestar a gente sabe — afirmou.

Conforme Davi Gilmar, com a Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), Penitenciária Modulada de Charqueadas, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), 15% da população do município é de presos.

— São 6 mil presos e, desses, nem 1% é nascido ou já morava em Charqueadas. Já demos nossa contribuição para a instalação de presídios. Agora, queremos ajuda para atrair empresas — concluiu. 

A secretaria da Segurança Pública disse que não irá se manifestar nesta quinta-feira sobre o assunto, pois o titular da pasta está em Goiás.