Assembleia Legislativa não confirma acordo para congelar salários

8

NOTA ASSTBM: Mais uma vez, ao final, a conta será paga somente pelos já sacrificados servidores do executivo

Nota da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul | Presidência – 15:37-10/05/2017 – Foto: Leandro Molina
 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado de 2018 foi tema da reunião conjunta realizada no Palácio Piratini no final da manhã desta quarta-feira (10), entre os chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. 

Neste momento cumprimos, sim, a primeira etapa da negociação, mas com continuidade do processo de diálogo para alcançarmos o índice da inflação medido pela IPCA.

Neste debate não houve acordo para o congelamento de salários, até porque cada Poder aplica seu orçamento de acordo com suas razões administrativas internas. A execução orçamentária é uma das garantias de independência e preservação das relações institucionais.

De nossa parte ficou acordado que a proposta deverá ser enviada à Assembleia Legislativa até o dia 15 deste mês. 

O nosso compromisso é, assim que recebermos a proposta do governo, encaminhá-la para a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle e, num prazo de 60 dias, levá-la à votação em plenário. 

Certamente haverá um olhar de cada uma das 16 bancadas eleitas nas questões dos investimentos em segurança, saúde, educação, agricultura e desenvolvimento.

Salientamos ainda o esforço do Legislativo rio-grandense em, dentro da atual conjuntura apresentada, em que o STF reconheceu as perdas dos estados exportadores e entendeu ser necessário a regulamentação da Lei Kandir pelo governo federal, o de buscar a construção da unidade política para a compensação das perdas fiscais do nosso Estado.

Edegar Pretto
Presidente da ALRS

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.