ASSTBM realiza reunião com a Executiva Estadual para tratar assuntos da entidade e da categoria

14

Nesta quinta-feira (23 novembro 2017) a ASSTBM realizou sua reunião ordinária trimestral da Diretoria Executiva Estadual, onde faz parte, além da executiva Central em Porto Alegre, todos os diretores das 10 regionais da entidade, sendo elas:  Caxias do Sul, Cruz Alta, Lavras do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Livramento, S Luis Gonzaga, Vacaria e Três Passos. Também se reuniu nesta data, o Conselho Deliberativo Fiscal da Entidade, que posterior também participou da reunião geral da associação.

Na primeira parte da reunião foram tratados os assuntos internos da Entidade, como a prestação de contas trimestral, balancetes, Plano Orçamentário para 2018, obras de melhorias nas instalações, tanto na sede central como nas Regionais. No segundo Momento passou-se a tratar dos assuntos pertinentes aos Associados e categoria em geral. Inicialmente se explanou sobre novo entendimento da justiça do estado quanto a ações coletivas, que passam a exigir ata de assembleia, formalizando a decisão dos associados em entrar com ações judiciais, esta adequação passa a ser realizada a partir desta reunião, tendo em vista que o Departamento Jurídico da ASSTBM está com minuta de ações judiciais prontas, caso o governo do Estado volte a parcelar o 13º Salário.

Outro assunto tratado foram as questões que envolvem o IPE, tanto saúde como previdência, e o que muda para os servidores com essa nova estrutura. Discutiu-se também sobre as propostas a nível federal da reforma da previdência e o que está previsto para as questões dos militares,  que segundo o Governo Federal  será tratado logo após a reforma do regime geral ser aprovada. Nossa maior preocupação e também luta, será em cima da manutenção da paridade entre ativos e inativos.

Quanto aos projetos que envolvem a segurança pública e carreira dos servidores, estamos em análise das propostas que já foram divulgadas e no aguardo deste novo pacote, conforme será divulgado nesta tarde. Estamos buscando informações sobre estes projetos e sobre demandas pendentes, entre elas a carreira. A reunião também serviu para articular estratégias juntamente com as regionais, para mobilização em defesa de nossos direitos, caso seja encaminhado algum projeto que venha prejudicar a categoria.