ASSTBM recebe Condecoração na comemoração do Centenário da Justiça Militar do RS

71

Na tarde dessa segunda-feira (10 de setembro), o Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul comemorou, em Ato Solene, no Theatro São Pedro, seu aniversário de cem anos. 

O presidente do TJM/RS, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, abriu a Sessão Solene Alusiva ao Centenário da Corte Castrense Gaúcha, num primeiro ato várias autoridades foram agraciadas com a Comenda do Centenário da Justiça Militar.

O segundo ato de entrega de honrarias foi a entrega de Condecorações para Estandartes Históricos, sendo condecorados os estandartes das seguintes instituições: 1 – ESTANDARTE CENTENÁRIO DO TJM, 2 – COMANDO MILITAR DO SUL, 3 – ALA 3 DA AERONÁUTICA, 4 – 5º DISTRITO NAVAL, 5 – ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA BRIGADA MILITAR, 6 – ASSOCIAÇÃO DOS SARGENTOS, SUB-TENENTES E TENENTES DA BRIGADA MILITAR, 7 – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ANTÔNIO MENDES FILHOS DOS SERVIDORES DE NÍVEL MÉDIO DA BRIGADA MILITAR, 8 – LIGA DE DEFESA NACIONAL, 9 – COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR – PORTO ALEGRE, 10 – BRIGADA MILITAR, 11 – SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, 12 – ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DA BRIGADA MILITAR, 13 – 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, 14 – 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, 15 – 3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, 16 – 1º REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, 17 – 2º REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, 18 – 4º REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, 19 – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, 20 – TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MINAS GERAIS, 21 – ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS DO RS. 23 – CENTRO DE INTENDÊNCIA DA BRIGADA MILITAR, 24 – 1º BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR, 25 – 3º BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR, 26 – GRANDE ORIENTE DO RIO GRANDE DO SUL, 27 – GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 28 – GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO GRANDE DO SUL.

Após todas as entregas, realizaram uso da palavra os presidentes dos Tribunais Militares de Minas Gerais e de São Paulo, que prestaram uma homenagem ao TJM/RS pelo seu centenário. Também fez uso da palavra, em nome dos agraciados, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz. Por último, o presidente do TJM/RS realizou um discurso de agradecimento.

Ao término, após o mestre de cerimônias realizar os agradecimentos necessários, a Banda da Brigada Militar executou o Hino Riograndense, seguida pelo encerramento da sessão, proferido pelo presidente da Corte Castrense gaúcha.