A ASSTBM deu inicio nessa Terça feira (15/03) as caminhadas orientadas com professor Vladimir, que dará todo suporte, técnicas de caminhada e alongamentos aos participantes, o exercício é livre para todas as idades e acontecem todas as terças e quintas, das 16:00 às 17:30 na sede central da ASSTBM.

A iniciativa é para estimular a prática de exercícios físicos em todas as idades, como sabemos, a prática da caminhada tem inúmeros benefícios a saúde como mostra uma matéria do site “Tua Saúde”, listando 6 principais benefícios que a caminhada pode trazer aos praticantes.

Participe você também!

1. Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. No entanto, para que o inchaço seja combatido, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o dia, tenha uma alimentação saudável e pratique a caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos. Veja mais sobre como combater a retenção de líquidos e diminuir o inchaço.

Durante a gravidez, a caminhada também é indicada para diminuir o inchaço dos pés no final do dia. Além disso, a caminhada durante da gestação ajuda a relaxar, previne o aumento de peso e diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, no entanto a prática de caminhada deve ser orientada pelo obstetra.

2. Previne doenças

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.

A caminhada também promove a integridade das veias e artérias, diminuindo a chance de haver deposição de gordura na parede dos vasos, evitando, assim, a aterosclerose, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, a caminhada é eficaz na prevenção da osteoporose porque promove aumento da densidade óssea, evitando que ocorra desgaste ao longo do tempo.

Para que a prevenção das doenças seja eficaz por meio da caminhada, é importante que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando doces, açúcares e gordura em excesso. Veja como ter uma alimentação saudável para emagrecer.

3. Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

4. Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.

5. Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, além de também conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.

6. Melhora a memória

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício. Para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja praticada diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.

Fonte: https://www.tuasaude.com/caminhada/