Cúpula da Segurança Pública visita a ASSTBM

3017

Nesta quinta-feira (06) a ASSTBM recebeu em sua sede central Porto Alegre, o Senhor Secretário de Segurança Pública, Delegado Sandro Caron, o Secretário Adjunto, Coronel Mário Ikeda, o Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Claudio Feoli e o Subcomandante Coronel Douglas Soares, Presidente do IBCM, Daniel Lopes, Presidente do CDF, José Pedroso, diretor do Correio Brigadiano, Gilson Noroefé além de toda diretoria da ASSTBM.

A finalidade da visita, foi apresentar a entidade ao Secretário Sandro Caron, expor e reforçar as demandas já apresentadas, por ocasião da reunião conjunta com as demais entidades, junto a cúpula da Segurança Pública e ao Governo do Estado. 

Em sua saudação o Presidente da ASSTBM, Aparício Santellano ressaltou a postura histórica da entidade de busca do diálogo e construção de soluções. Santellano expôs as demandas prioritárias da categoria, entre elas:

–  Recomposição das perdas inflacionárias e da tabela de verticalidade, não aplicada na conversão para o subsídio.

– Chamada imediata dos concursados e aumento de vagas para inclusão na BM;

– Uma solução efetiva de assistência psicológica à tropa, face ao alarmante número de suicídios deste início de ano;

–  Promoção dos Sargentos já com interstício cumprido inclusos no quadro de acesso da BM e continuidade da chamada dos concursos interno CTSP e CBAPM;

Posterior abriu a palavra aos demais participantes da reunião.

DALTRO DUARTE – Vice-presidente, pediu um olhar sobre a questão da parcela de irredutibilidade, que nada mais é que um valor de direitos adquiridos pelos policiais ao longo de sua carreira e que não pode ser usada para bancar os próprios aumentos do servidor.

RICARDO AGRA – Diretor político da entidade, falou que tudo que se pede ao governo como demanda, não é nada de novo, mas apenas o que se tinha de direito e foi suprimido. Pediu que haja mais diálogo com a categoria, que aliás sempre foi uma promessa em sua campanha.

DANIEL LOPES – Presidente da IBCM, afirmou a sua entidade não é reivindicatória, que seu papel é cuidar da saúde dos seus mais de 30 mil associados da família brigadiana e servidores públicos, mas que em momento algum se furtou a auxiliar a Corporação e seus integrantes quando necessário, colocando a entidade a disposição para projetos que visam prestar assistência psicológica a tropa.

CEL CLAUDIO FEOLI – Comandante-Geral da BM, destacou que seu principal papel como Comandante da instituição é cuidar dela, do seu efetivo e dos interesses dos policiais militares. Que está buscando avançar em pautas importantes para o efetivo, com um projeto de acolhimento em todos os comandos regionais visando o atendimento psicológico.

Ressaltou que demandas estruturais e da carreira também estão sendo tratadas com prioridade, entre elas a recomposição do efetivo, os concursos internos e também a manutenção de direitos e garantias dos militares estaduais, como paridade e integralidade e a questão salarial.

CORONEL MARIO IKEDA – Secretário Adjunta SSP. Ressaltou que a pauta do subsídio, sem diminuir as demais, mas relevante e atinge a todos. Que lutará pelo que se perdeu, e isso não é pedir a mais, mas apenas justiça. Destacou a importância da ASSTBM na luta reivindicatória da categoria.

DELEGADO SANDRO CARON – Secretário de Segurança Pública. Destacou o quanto é importante ouvir as entidades e ter o parâmetro do que os policiais esperam de uma gestão. Que trabalhará junto ao governo na busca de soluções para as pautas reivindicatórias, principalmente as que implicam financeiramente sobre os servidores. Defendeu que o papel da BM é estar na rua trabalhando pela segurança da sociedade e não em guaritas de presídios, que esta demanda está sendo tratada com o governo que caminha para o mesmo entendimento.

Por fim ressaltou a importância da instituição, do seu trabalho e que fará tudo que está a seu alcance como Secretário de Segurança, para buscar o que for melhor para os que com trabalho árduo mantem a segurança do RS entre as melhores do Brasil.   

Por fim o Presidente Santellano agradeceu as palavras e os compromissos assumido, solicitando que o Governo do Estado tenha um tratamento igualitário e valorização para com os Policiais Militares, não só com viaturas, equipamentos, prédios etc e sim com investimento no homem e na mulher policial o que solicita pelo menos recebe o conjunto das entidades representativas para o diálogo para expor diretamente suas demandas, ressaltando que somos servidores de Estado e principalmente LEAIS, que no meio político, quem lhe aperta a mão e bate nas costas, pode num piscar de olhos lhe trai a confiança, isso jamais acontecerá com a Brigada Militar, pois somos legalistas, podemos discordar de políticas de governo, mas sem jamais deixar de cumprir nosso papel constitucional e principalmente o dever com o povo gaúcho.

Secretário Conhecendo as Instalações da ASSTBM

Confira as entrevistas do Correio Brigadiano

Delegado Sandro Caron – Secretário de Segurança Pública do RS

Coronel Claudio Feoli – Comandante-Geral da BM

Aparício Santellano – Presidente da ASSTBM

Foto e Vídeo: Bernardo haselein